O programa de capacitação, oferecido em formato virtual, tem duração de 4 semanas, com dedicação estimada de 30 horas e é direcionado principalmente a pessoal de instituições públicas.

Em linha com um dos objetivos específicos do projeto MAC-CLIMA, “Reforçar as capacidades dos organismos públicos locais e regionais para desenvolver e implementar medidas destinadas a prevenir e mitigar os efeitos negativos causados ​​pelo fenómeno das alterações climáticas”, o Instituto Tecnológico das Canárias (ITC) abre o período de pré-inscrição para o curso de Introdução às Alterações Climáticas.

Este curso está disponível em 3 línguas (francês, português e espanhol) e é desenvolvido através de uma plataforma de tele-formação ITC, com conteúdos interativos e seguindo uma metodologia flexível adaptada à disponibilidade dos formandos.

Este curso, elaborado pelo Departamento de Água do ITC, visa estabelecer as bases para uma gestão adequada dos recursos hídricos que tenha em conta as alterações climáticas. Este aspecto será desenvolvido mais especificamente em um novo curso sobre Estratégias de Mitigação e Adaptação que será lançado após do curso introdutório.

O curso “Introdução às Alterações Climáticas” é organizado em 9 tópicos e um estudo de caso avaliável:

  • Tópico 1. Conceitos e definições.
  • Tópico 2. Efeito estufa.
  • Tópico 3. Modelos e cenários climáticos.
  • Tópico 4. Causas e efeitos.
  • Tópico 5. Impactos, riscos e vulnerabilidade.
  • Tópico 6. Aspectos socioeconômicos.
  • Tópico 7. Mitigação e adaptação.
  • Tópico 8. Políticas públicas.
  • Tópico 9. Educação e conscientização.
  • Caso prático.

Além disso, os formandos terão acesso a outros recursos online como fóruns, bibliografia e material didático que complementam o processo de formação.

Nesta chamada, serão desenvolvidas 3 edições do curso em paralelo, cada uma com 30 vagas e em um idioma diferente. O curso em espanhol será oferecido à Comunidade Autónoma das Canárias, o curso em português será dirigido a estudantes da Região Autónoma da Madeira, bem como da República de Cabo Verde, e o curso em francês a interessados ​​de Mauritânia e Senegal.

Este curso destina-se a funcionários de órgãos públicos locais e regionais da área de cooperação do Projeto MAC-CLIMA que, sem conhecimentos especializados em alterações climáticas, necessitem de ser introduzidos nesta área para aplicar devidamente os conceitos, compreender a terminologia dos relatórios do IPCC, e iniciar ou participar em planos de mitigação e adaptação às alterações climáticas em seu desenvolvimento profissional.

O público-alvo deste curso são técnicos da Administração Pública (locais e regionais, ou empresas públicas), professores do Ensino Básico, Secundário e Universitário que necessitem de introdução de conteúdos práticos sobre alterações climáticas no ensino, Profissionais de comunicação do setor público que deseja atualizar conhecimentos técnicos para disseminar adequadamente os desafios das alterações climáticas, etc.

O início do curso com as 3 edições simultâneas está previsto para 4 de outubro de 2021.

O período de pré-inscrição para o curso intitulado “Introdução às alterações Climáticas” termina na próxima quinta-feira, dia 23 de setembro.

Esta iniciativa formativa insere-se no projeto MAC-CLIMA, cofinanciado pelo Programa de Cooperação INTERREG MAC 2014-2020, liderado pelo Conselho Insular de Energia de Gran Canaria, e cujo objetivo é promover a criação de um tecido institucional e científico entre os territórios participantes: Canárias, Madeira, Cabo Verde, Senegal e Mauritânia; para a promoção da resiliência e adaptação às alterações climáticas.

Link para pre- inscrição >


Critérios de seleção específicos:

  1. Ser trabalhadores da administração pública ou empresas participantes nas regiões do espaço de cooperação (Açores, Madeira, Canárias, Cabo Verde, Mauritânia e Senegal).
  2. Atuar em áreas relacionadas a Planejamento Estratégico, Planejamento Urbano, Recursos Hídricos, Energia, Gestão de Resíduos, Gestão de Espaços Naturais, Planos de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas, Desenvolvimento Agrícola, Educação, Gestão do Turismo, promoção de economias verdes, azul, circular, como bem como Meio Ambiente em geral, etc.
  3. Motivação para realização do curso: Deve ser avaliada de 1 a 5 pela equipe organizadora e parceiros do projeto.
  4. Aplicabilidade do conhecimento adquirido: Valor de 1 a 5 pela equipe organizadora e parceiros do projeto.
  5. Ordem de inscrição como critério de corte final para pontuação igual.

*Os pontos 3 e 4 são escritos pelos candidatos no formulário de pré-inscrição. Os avaliadores para pontuação contarão com esta formulação.